Leonardo Karpinski

Leonardo Karpinski

Mestre do Power BI, criador do Curso Express de Power BI e Curso Completo de Power BI. Formou mais de 16 mil alunos nos últimos anos e participou de projetos em grandes empresas nacionais e multinacionais.

Power BI + Analysis Services = Alta Performance e Controle Total Sobre sua Solução

Olá pessoal. Faz muito tempo que não escrevo por aqui, ou melhor, fazia!

O motivo da minha ausência é devido a projetos desafiadores que estou envolvido. Desde Agosto/2017 estou trabalhando Full Time na Softplan (empresa sensacional, diga-se de passagem) em projetos de Data Analytics. Mais especificamente nos produtos SAJ Insights e Convex, ambos para o mercado jurídico, porém o primeiro para órgãos públicos e o segundo para o segmento privado.

Além disso, durante os finais de semana, gravando vídeos para meu novo curso na Udemy que lancei esta semana (DAX e Power BI em Modelagens de Dados Avançadas)!

Portanto está super corrido e tive que colocar meus artigos e vídeos um pouco para escanteio. Mas agora pretendo voltar a divulgar materiais sobre Análises de Dados, principalmente sobre DAX e Power BI.

Aqui na Softplan estamos com projetos muito desafiadores que me fizeram ter que estudar muito sobre como trabalhar com grandes volumes de dados (acima de 100 milhões de linhas nas Fatos e acima de 1 milhão de linhas nas Dimensões). Uma das primeiras coisas que tive que lidar foi com o fato do Power BI não suportar o limite de 1GB por arquivo. Tivemos que partir para outras opções e, após muito estudo, decidimos optar pelo uso do SQL Server Analysis Services para a camada de Modelagem de Dados.

Para quem não conhece o Analysis Services, divulgo abaixo um dos vídeos do meu novo curso:

Com essa solução conseguimos ter um controle total e absoluto sobre todo o nosso modelo de dados, incluindo a possibilidade de criar partições, perspectivas, tuning de parâmetros para otimização, etc. É uma solução Enterprise que a Microsoft disponibiliza para a modelagem de grandes volumes de dados. Vale a pena conferir!

Falando um pouco sobre meu novo curso: nele irei detalhar bastante a teoria das funções DAX e criar diversos cenários para aplicá-las em análises avançadas. Podem contar que teremos algumas funções DAX com 10 ou mais linhas de código, sendo que irei explicar linha a linha o que está acontecendo durante sua avaliação.

Além disso comparo em detalhes todas as diferentes opções de Planos, Modos de Conexão e Formas de Compartilhamento pelo Power BI. Muita coisa mudou desde o meu primeiro curso, e nesse agora eu explico tudo em detalhes.

Espero que gostem!

Grande abraço e até a próxima!

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest