Evolua do Excel para o Power BI e pare de SOFRER com tarefas repetitivas e demoradas

Todo santo dia profissionais de diferentes áreas que querem iniciar com Power BI me enviam perguntas semelhantes no Instagram, Facebook, E-mail, Telegram, etc. Não é exagero, são dezenas de profissionais tirando dúvidas comigo sobre 3 principais temas. De verdade, são três grandes temas que se repetem constantemente. Fica comigo até o final que vou desvenda-los para você.

Veja se você se encontra em algum desses casos abaixo:

1 - Você trabalha ou deseja começar a trabalhar com dados mas está um pouco perdido sobre o que o Power BI pode oferecer;

2 - Você ainda não tem claro o que você precisa saber para começar a trabalhar com o Power BI.

Leia esta página com muita atenção pois vou desmistificar tudo isso para você.

Vamos lá! As 3 perguntas que mais recebo por quem está começando ou pensando em começar com o Power BI são:

1 - Não domino o Excel, vou conseguir aprender Power BI?

Power BI e Excel são ambos da Microsoft, mas são ferramentas independentes e com propósitos diferentes. O Excel é uma ferramenta voltada para manipulação de planilhas, e o Power BI é uma ferramenta voltada para criação de relatórios e dashboards, que já nasceu com este propósito.

Muita gente insiste em utilizar o Excel para criação de relatórios, o que eu não recomendo. Logo abaixo eu te mostro o porquê insisto em você adotar o Power BI como ferramenta de relatórios! Então, acredite: você não precisará de nenhum conhecimento vindo do Excel para aprender Power BI.

Inclusive muitas vezes é até melhor que você não saiba Excel, pois a forma de cálculo é diferente nas duas ferramentas, sendo mais fácil aprender algo novo (Power BI) se você não estiver "viciado" em algo antigo (Excel).

Eu, Leonardo Karpinski, sei o básico do básico do Excel e só utilizo ele como fonte de dados para o Power BI. Não faço nenhuma manipulação no Excel, mas NENHUMA mesmo. Tudo o que faço é sempre diretamente no Power BI. Você não precisa nem do Excel instalado na sua máquina para trabalhar com Power BI.

2 - Não tenho formação superior, vou conseguir trabalhar com Power BI?

Antigamente o que mandava numa entrevista de emprego era a formação do profissional. Hoje no mercado de trabalho o que manda não é mais isso. O mais importante hoje é você conseguir mostrar que você é capaz de resolver problemas.

O que fez eu me destacar nesta área não foi minha formação, nem perto disso. Eu sou Eng. Mecânico e ninguém se importa com isso. Pra falar verdade nem lembro a última vez que alguém me perguntou sobre a minha formação. O que as pessoas querem saber mesmo é sobre meus cases de relatórios e dashboards que eu possuo.

Eu consigo comprovar para as pessoas que eu sei resolver os problemas delas em pouco tempo. Isso é o que importa! Então você não precisa ser de TI para utilizar o Power BI. Você não precisa nem ser formado. Isso não irá afetar seu aprendizado e, muito menos, sua reputação no mercado.

O que você precisa é apenas mostrar que você domina a ferramenta e demonstrar pra pessoas que quando elas te derem algo para resolver, você irá resolver.

"Tá, mas então o que preciso saber para aprender Power BI?" R: Você precisa apenas estudar, ter vontade e ser determinado, apenas isso. Qualquer pessoa, de qualquer área, sem conhecimento prévio algum, é capaz de dominar a ferramenta! Acredite!

3 - Trabalho em algo diferente do que você mostra nos seus exemplos, consigo aplicar o Power BI para analisar dados da minha área também?

Antes de mais nada, é importante deixar claro o seguinte: você precisa importar seus dados no Power BI para que VOCÊ possa montar suas análises. Esses dados podem estar em "N" lugares: planilhas de Excel, arquivos CSV, sistema da empresa (bancos de dados), na Internet, etc.

Uma vez que você importou todos os dados para o Power BI, você começará a montar suas análises. E o Power BI não está nem aí para o tipo de informação que você importou nele. Quem vai gerar as análises é você, o Power BI será apenas o facilitador pra isso, permitindo que você cruze as informações com facilidade.

O Power BI até tem ferramentas de auto-análise, mas são funcionalidades complementares, pois o papel de análise fica por sua conta!

Então perguntas como "o Power BI faz análise de tal coisa também?" não fazem sentido, pois quem faz a análise é você. Ele irá fazer TUDO o que você pedir para ele fazer. Portanto é possível fazer qualquer tipo de análise para qualquer tipo de informação, independente de qual área seja.

Para isso, é claro, você precisará dominar a ferramenta. E o que posso lhe garantir com toda a certeza do mundo é que hoje a demanda para Power BI está MUITO ALTA, com muitas oportunidades no mercado e poucos profissionais capacitados.

Portanto aproveite o momento para se capacitar, crescer profissional e financeiramente. Quem sabe até mesmo poder escolher onde trabalhar.

Excel x Power BI

O Power BI é a ferramenta de análise mais poderosa do mercado atualmente e com ela é possível elaborar análises e relatórios rápidos, dos mais simples aos mais complexos.  Mas isso não quer dizer que ela é complexa, muito pelo contrário. 

Ela é extremamente intuitiva e, dominando o Power BI, você sem dúvida se tornará uma referência no mercado. São poucos os profissionais que sabem criar dashboards interativos de forma correta, automatizando seu trabalho sem ter que ficar realizando tarefas repetitivas e demoradas no Excel.

 

Alguns motivos para você trocar o Excel pelo Power BI:

  • Automatização de tarefas de estruturação e manipulação de dados sem precisar saber de programação, tudo com o mouse (esqueça Macro e VBA, no Power BI é muito mais fácil e performático);
  • Programação de até 8 horários no dia para a atualização AUTOMÁTICA dos Dashboards;
  • Muito mais robusto e veloz que o Excel, principalmente para grandes bases de dados;
  • Maior segurança por restringir os dados de acesso de acordo com o usuário;
  • Compartilhamento online dos Dashboards, de forma segura, onde somente os usuários que você deseja terão acesso;
  • Versão Web com possibilidade de acesso pelo celular para você acompanhar seus indicadores de qualquer lugar do mundo;
  • Conexão à inúmeros tipos de fonte de dados;
  • Filtragem cruzada entre os visuais de um relatório;
  • Dezenas de outras…

Não menos importante, hoje é a bola da vez, o software queridinho da Microsoft para onde todos os esforços estão sendo direcionados! 

Dá uma olhada nos vídeos abaixo, retirados do meu Curso Completo, onde mostro funcionalidades exclusivas do Power BI em relação ao Excel:

Afinal, o que é o Power BI?

O Power BI é uma ferramenta de Business Intelligence da Microsoft que permite a conexão com centenas de fontes de dados e automatização de relatórios, simplificando a preparação e a análise de dados para obtenção de Insights. 

Com o Power BI é possível produzir belos relatórios e publicá-los para que a sua empresa possa utilizá-los na Web e em diversos dispositivos móveis. Todos podem criar painéis personalizados com uma exibição exclusiva e completa dos negócios e escalar o seu uso em toda a empresa, com governança e segurança internas.

Além das características visuais, o Power BI é uma ferramenta poderosa e completa que permite você realizar desde a Extração e Tratamento de Dados até à Atualização Automática de seus dados.

Extração e transformação de dados

Análises avançadas

Visualização interativa e moderna

Publicação e compartilhamento

Atualização automática

Quanto tempo eu preciso para dominar o Power BI?

Assim como em toda nova habilidade que desejamos adquirir, aprender Power BI requer algum esforço. Mas sabendo disso, eu estruturei o meu Curso Completo de Power BI de uma forma que, em pelo menos 20 dias, você possa dominar e aplicar tudo o que vamos ver no curso.

Você, dedicando, em média, uma hora por dia, é possível concluir a parte central do curso, deixando você apto a utilizar esse conhecimento em sua empresa e colhendo os resultados de relatórios de altíssima qualidade, garantindo assim, reconhecimento e segurança no uso da ferramenta.

Meu compromisso é fazer você partir do zero e apoiar em todo o caminho para que os obstáculos encontrados sejam superados rapidamente e com o menor esforço possível.

Agora eu quero te convidar a ver o que outros profissionais tem a dizer sobre os cursos que já fizeram comigo.

Como eu te falei, foram mais de 15 mil alunos até agora, você pode ser o próximo e aproveitar o melhor momento para dominar o Power BI. Podemos dizer que quem dominar essa ferramenta hoje estará na “crista da onda”.

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo