Leonardo Karpinski

Leonardo Karpinski

Mestre do Power BI, criador do Curso Express de Power BI e Curso Completo de Power BI. Formou mais de 16 mil alunos nos últimos anos e participou de projetos em grandes empresas nacionais e multinacionais.

Documentando Relatórios no Próprio Power BI com o Uso de Bookmarks

A cada mês que passa o Power BI traz inúmeras novidades que vão cada vez mais confirmando ele como a melhor escolha para criação de Relatórios e Dashboards!

No primeiro trimestre de 2018 surgiu a opção de criarmos Bookmarks para facilitar no momento de apresentações e storytelling. Porém esta feature também deu aberturas a inúmeras outras aplicações, como a que eu irei descrever neste artigo.

Todo mundo que desenvolve painéis e relatórios precisa em algum momento gerar uma documentação do trabalho realizado, tanto como forma de registro para consulta posterior como para ajudar outras pessoas que irão consumir esses conteúdos. Neste cenário, é muito comum que usuários finais não deem a atenção devida à documentação, principalmente se ela não estiver acessível de forma rápida e fácil.

E se pudéssemos gerar uma documentação na própria aba do relatório no Power BI?

Sim, é possível! Conseguimos isso utilizando Botões, Painel de Seleção, e Painel de Indicadores/Marcadores (ou Bookmarks).

No exemplo abaixo, o mesmo que utilizo no primeiro Curso de Power BI Aplicado a Problemas Reais, temos a aba principal com algumas métricas e indicadores.

Antes eu tinha uma aba apenas para explicar o que é cada uma das métricas de negócio apresentadas. Agora eu posso criar um botão, exemplificado pelo ponto de interrogação no canto superior esquerdo, que, ao ser clicado, faz surgir um pop-up com a descrição do problema, conforme imagem abaixo.

Para ver o relatório funcionando de forma dinâmica, basta clicar aqui ou em qualquer uma das imagens!

E se o usuário não tiver prática com o uso do Power BI e não souber utilizar suas features de navegação? Simples, crie um Informativo ou Guia Rápido e acione o mesmo com um botão, conforme exemplo abaixo:

Quer saber como criar esses botões e bookmarks? Aqui tem vários vídeos que exemplificam seu uso e podem lhe ajudar a criar algo semelhante. Neste link aqui também tem um outro caso de uso que é muito interessante!

Espero que gostem.

Grande abraço,
Leonardo

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest