Leonardo Karpinski

Leonardo Karpinski

Mestre do Power BI, criador do Curso Express de Power BI e Curso Completo de Power BI. Formou mais de 16 mil alunos nos últimos anos e participou de projetos em grandes empresas nacionais e multinacionais.

Dicas de Como Obter a Certificação MCSA: BI Reporting (Power BI + Excel)

Olá pessoal!

Recebi em Janeiro/2018 um e-mail confirmando a obtenção da certificação MCSA: BI Reporting. Realizei as duas provas necessárias para a certificação em Novembro/2017 e, como ambas estão em Beta, o resultado levou quase 3 meses para sair.

Conforme descrito na página da Microsoft, “receber uma certificação MCSA: Reporting BI demonstra conhecimento relevante à análise de dados, visualização de dados, modelagem, painéis e conectividade direta a fontes de dados no Excel e Power BI.”

Os dois exames necessários para obter a certificação são:

  • Exame 70-778 – Análise e Visualização de Dados com Power BI: os candidatos para este exame devem ter uma boa compreensão de como usar o Power BI para executar a análise de dados. Os candidatos devem ser proficientes em conectar a fontes de dados e realizar transformações de dados, modelar e visualizar dados usando o Microsoft Power BI Desktop e configurar painéis usando o serviço do Power BI. Os candidatos devem também ser proficientes na execução na implantação de conectividade direta com Microsoft SQL Azure e SQL Server Analysis Services (SSAS) e implementar análise de dados no Microsoft Excel. Os candidatos podem incluir profissionais de BI, analistas de dados, e outras funções responsáveis pela criação de relatórios utilizando o Power BI.
  • Exame 70-779 – Análise e Visualização de Dados com o Microsoft Excel: os candidatos para este exame deve ter uma boa compreensão de como usar o Power BI para executar a análise de dados. Os candidatos deverão ser capazes de consumir, transformar, modelar e visualizar dados no Excel. Os candidatos também deverão ser capazes de configurar e manipular dados no PowerPivot, PivotTables e PivotCharts. Os candidatos podem incluir profissionais de BI, analistas de dados, e outras funções responsáveis pela análise de dados com o Excel.

O processo para realizar as provas é muito simples: você agenda um dia e horário nos links acima e, no dia da prova, segue os passos descritos no site para realizar ambas no local que você desejar. Uma dica: escolha salas pequenas e tire todo e qualquer material que esteja ao redor de sua mesa, pois o processo de vistoria pela WebCam é de certa forma rigoroso. Você também precisa ficar o tempo todo olhando para a câmera e não pode ser interrompido por ninguém.

Ah, não preciso nem comentar, mas: todo o processo de comunicação com o pessoal que acompanha a prova é em Inglês.

A primeira prova, na minha opinião, é a mais difícil, com muitas questões que não estão diretamente ligadas a análise de dados, como:

  • Questões administrativas do portal do Power BI e do Office 365;
  • Diferença entre os planos do Power BI;
  • Funcionamento do Power BI Embedded, entre outras.

Também caiu muitas questões relacionadas ao Power Query, inclusive com perguntas envolvendo o código em M para funções como: Dinamização de Colunas, Divisão de Coluna por Delimitador, Substituição de Valores, Limpeza de Valores, etc.

Minha primeira dica então é: utilize a versão em Inglês do Power BI Desktop e leia materiais e assista a vídeos em Inglês também. Somente assim você vai se habituar aos termos utilizados nas provas.

A segunda prova é realmente voltada para análise no Excel: Power Query, PowerPivot, PivotTables e PivotCharts. Então não basta saber de Power BI, você tem que ter certa experiência com Excel também.

Na segunda prova caíram mais questões de DAX, porém de nível básico. Então DAX não deverá, ao menos não deveria, ser o problema para você nestas provas.

Simulados que realizei

Abaixo é uma lista de simulados que encontrei na internet e realizei antes das provas. Ajudaram bastante:

Fique muito atento às novidades do Power BI divulgadas pelo próprio canal da Microsoft aqui. Há cada mês há o lançamento de uma nova versão do Power BI sempre com diversas novidades, e algumas respostas dos simulados acima podem já ter mudado.

Outra dica é acompanhar o canal “Guy in a Cube”, comandados pela dupla Adam Saxton e Patrick Leblanc. Eles postam muitas dicas administrativas e de configurações avançadas do Power BI que podem ser úteis para você na prova.

Cursos, Materiais de Leitura e Vídeos

Há um tonelada de materiais disponíveis na Internet para você se preparar para estes exames, e eu listo os principais deles aqui:

Curso Completo de Power BI com tudo que você precisa para obter a certificação.

Whitepapers sobre Power BI. Recomendo muito o whitepaper Planejando uma implantação do Power BI Enterprise

São muitos os materiais disponíveis, e somente com controle absoluto sobre os temas abordados é possível obter a certificação.

Espero ter ajudado de alguma forma. Quem realizou a prova e quiser colaborar com este artigo é só me avisar.

Grande abraço!

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest