Case CBF: Escalação da Arbitragem
DESAFIO #2: Análise de Dados com DAX

Após limparmos e estruturamos os dados no desafio anterior, chegou a hora então de ajudar a comissão de arbitragem a escalar os árbitros da próxima rodada. O desafio desta página é uma continuação do primeiro desafio, onde fizemos o Tratamento de Dados pelo Power Query.

Se você ainda não viu o Desafio #1 e quer aprender mais sobre Estruturação e Tratamento de Dados, recomendo dar uma olhadinha neste link aqui: http://aprendapowerbi.com.br/desafio-cbf-power-query/

Então para escolher o árbitro de um certo jogo, há diversas regras que devem ser aplicadas. Duas delas são as seguintes: 1) Não ter participado em nenhuma função nas últimas duas rodadas desses mesmos 2 times; 2) Não ser do mesmo estado dos 2 times que irão jogar. Essas são apenas duas regras das dezenas que eles aplicam na CBF.

Com o arquivo que disponibilizo neste desafio conseguimos aplicar essas duas regras utilizando a Linguagem DAX.

Portanto este desafio consiste em listar quantos e quais árbitros podem ser escalados para cada um dos 10 jogos da Rodada 14. Leve em consideração as duas regras listadas acima e também que a lista possível de árbitros são aqueles que já participaram de algum jogo na função de Árbitro. Dica: no total há 35 árbitros possíveis!

O objetivo é chegar em uma análise semelhante à do vídeo abaixo, que ajude a comissão de arbitragem através dessa "peneira" em cada um dos jogos da nova rodada. Exemplos: 1) Dos 35 possíveis árbitros, no jogo Internacional x Corinthians há apenas 19 árbitros aptos a apitar; 2) Dos 10 jogos da Rodada 14, o árbitro Miguel Fagundes pode apitar apenas 5.


IMPORTANTE:

- Vamos escalar apenas o árbitro, as demais funções (assistentes, VAR, etc) iremos ignorar por ora.
- Esta análise deve ser realizada apenas com DAX através do arquivo PBIX que disponibilizo por e-mail.
- O nome dos oficiais neste desafio são fictícios!

Para receber o arquivo do desafio assim como a solução do mesmo, preencha o formulário abaixo

LIVE REALIZADA NO DIA 03/09/19 COM A SOLUÇÃO E PREMIAÇÃO

Conheça o trabalho com Power BI na CBF

Quer ter experiências como esta de trabalhar em grandes empresas e ser reconhecido profissionalmente?!

O Power BI é a nova ferramenta de relatórios da CBF, onde já forneci Treinamentos e ajudei Leonardo Gaciba e Alicio Pena Júnior a serem mais eficientes em seus processos de criação de relatórios e análises de dados!

Aproveite o momento e destaque-se no mercado também!

Empresas que já atendi